segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PÃO POR DEUS


Fomos fazer uma visita ao Centro de Dia da Casa do Povo. Pelo caminho fomos abordados por várias pessoas que nos quiseram oferecer do seu bolinho (dos dias de hoje): rebuçados, chupas e outros doces, para alegria das crianças.
Chegados à sala de convívio dos idosos, que estavam na hora da sesta, fomos recebidos com alegria, pois a nossa presença contribuiu para colorir um pouco o seu dia que também estava cinzento na rua.
Conversámos acerca das vivências das crianças de hoje e das crianças de há seis ou sete décadas atrás. Uma idosa referiu que nunca foi pedir Pão por Deus porque os pais dela tinham tudo em casa e nunca necessitou de pedir. Esta foi a origem desta tradição: no Dia de Todos os Santos as famílias muito pobres dirigiam-se às casas abastadas para pedirem “pão por Amor de Deus”, para matarem a fome dos filhos.
Outros idosos referiram que recebiam do que as pessoas produziam e tinham em casa: tremoços, pevides, figos passados, castanhas…e um pedaço de merendeira doce. Tão diferente dos dias de hoje!

Mais uma vez este encontro de gerações com partilha de saberes, culminou com as alegres canções infantis e promessa de voltarmos brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário